Continuando a saga do novo layout de seu supermercado por aqui?
No último post, te contamos sobre o nível de percepção de seus clientes. (Não viu? Calma! Clica aqui e confira!).
Mas, você sabia que a classificação do seu estabelecimento pode ser o diferencial para a escolha do tipo de layout?
Continue lendo para entender um pouco mais!
Atualmente, é muito comum ouvirmos nomes como mercearia, loja de conveniência, supermercado, hipermercado, atacado etc.
Mas, O QUE ESSES NOMES SIGNIFICAM?
Há uma classificação dos tipos de estabelecimentos de varejo majoritariamente alimentícios que, apesar de não ser algo rígido e fechado, é importante na hora de entender os que têm mais chances de funcionar em termos de layout para cada um deles.
Formato da loja | Área (m²) | Número de itens | Seções |
Minimercado | 50-100 | 1000 | Mercearia, frios, laticínios |
Loja de conveniência | 50-250 | 1000 | Mercearia, frios, laticínios e lanches |
Supermercado compacto | 300-700 | 4000 | Mercearia, hortifruti, carnes, aves, frios, laticínios |
Supermercado convencional | 700-2500 | 9000 | Mercearia, hortifrúti, carnes, aves, frios, laticínios, padaria, têxtil, eletrônicos |
Hipermercado | 7000-16000 | 45000 | Mercearia, hortifrúti, carnes, aves, frios, laticínios, padaria, têxtil, eletrônicos |
Fonte: Datasales
Essa é uma classificação bastante técnica usada por alguns autores quando falamos em classificação de lojas. Mas, aqui, é importante que a gente deixe bem claro que, na hora de planejar o layout da loja, é importante levar diversos outros fatores em consideração.
Por exemplo, mesmo que a uma loja não tenha 300 metros quadrados pode ser muito válido ela ter uma seção de hortifrútis, pois isso vai ajudar a aumentar tanto o fluxo de pessoas dentro da loja, quanto a margem de lucro.
E COMO DEFINIR ISSO?
Uma loja pode ser composta por diversos setores ou departamentos. Dentre os principais setores, temos:
- Frios e laticínios;
- Açougue;
- Hortifrúti;
- Rotisserie e padaria;
- Higiene e Limpeza;
- Adega e bebidas;
- Mercearia;
- Têxtil;
- Eletrônicos.
Considerando a diversidade de seções, é importante levar alguns fatores em consideração na hora de definir quais vão estar presentes no supermercado.
Alguns dos fatores a serem considerados são:
- Qual é o objetivo e o posicionamento da loja (Se ela está posicionada como uma loja de comidas vegetariana, um açougue pode não fazer sentido);
- Qual é o espaço disponível;
- Qual é o tipo de público-alvo (Classe social, o que eles mais consomem etc.);
- O que a concorrência está oferecendo;
- Qual é o tamanho do investimento e a expectativa de faturamento por metro quadrado etc.
Esses são alguns dos fatores que precisam ser levados em consideração na hora de definir os departamentos, ou setores do supermercado.
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