Escritório - Porto Alegre - RS

R. Santos Dumont. 1500 | Floresta

LAYOUT DE SUPERMERCADO: ANÁLISE DO CONSUMIDOR

Quando você planejou o layout de seu supermercado, levou em consideração a organização dos corredores em relação à análise visual do consumidor na hora de realizar suas compras?

Não?

Então, chegou a hora de conversarmos!

Basicamente, existem duas formas de organizar as prateleiras do seu supermercado:

ORGANIZAÇÃO HORIZONTAL

Os consumidores tendem a procurar primeiro os produtos em uma prateleira na horizontal, para depois procurar na vertical. Sendo assim, quando uma gôndola é organizada, é importante notar que a melhor forma de organizar a prateleira é colocando produtos semelhantes na vertical.

Por exemplo, o consumidor está procurando uma lâmpada enquanto percorre o corredor. Ele vai deslizar o olho passando por bocais, tomadas, carregadores, e, finalmente, nas lâmpadas.

Só depois de encontrar a vertical de lâmpadas é que ele vai procurar o tipo específico de lâmpada que ele deseja comprar.

Se as lâmpadas forem organizadas na horizontal, com os bocais abaixo e, por fim, as tomadas, isso vai tornar a pesquisa visual que o consumidor faz muito mais difícil.

ORGANIZAÇÃO VERTICAL

Dentro da organização do layout de um supermercado, os produtos podem ser organizados na prateleira tanto de maneira horizontal quanto vertical. Na organização vertical a tendência é seguir duas linhas de design.

BLOCOS DE PRODUTOS: as mercadorias são agrupadas por categorias de produtos. Você pode ter um bloco de lâmpadas de diversas marcas organizadas verticalmente.

BLOCOS DE MARCA: bloco vertical com produtos de apenas uma marca. Um exemplo seria um bloco apenas para Colgate e outro para Nivea, Gillette etc. Com os diversos produtos de cada marca, um abaixo do outro.

É importante notar que a organização por marcas não interfere no que foi descrito na organização horizontal da prateleira. O que vamos ter é um bloco de pasta de dentes, por exemplo, com diversas pastas de uma mesma marca na vertical.

Ou seja, não é uma mistura de produtos de tipos diferentes de uma mesma marca.

Quer entender qual a melhor organização para você?

Entre em contato!

A MGW sempre analisa de forma personalizada a melhor forma de layout para seu supermercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Us

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.