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Customer Experience – proporcionando a experiência ideal ao cliente em seu supermercado

A Satisfação do cliente é um dos fatores chave que podem determinar o sucesso do seu negócio. Oferecer um ambiente acolhedor, seguro e organizado é fundamental para que os clientes se sintam bem-vindos e se tornem frequentes no seu estabelecimento. Considerando os diversos elementos que compõem a experiência do cliente, podemos destacar o espaço kids, a segurança, a organização e a área de alimentação. Mas vale lembrar que esses pontos deverão ser cuidadosamente estudados e implementados de acordo com o tamanho do supermercado. Clientes felizes e relaxados não tem pressa de ir embora.

Os clientes têm acesso fácil a uma grande variedade de ofertas de produtos, meios de pagamento e estabelecimentos que atendem às suas necessidades. No entanto, em um ambiente competitivo como esse, apenas as lojas que oferecem a melhor experiência aos seus clientes conseguem se destacar em relação aos concorrentes.

Para ilustrar a importância da experiência do cliente, um estudo realizado pelo Opinion Box revelou que 91% das pessoas entrevistadas consideram a experiência um fator importante na hora de fazer suas compras. Além disso, 81% dos clientes compram mais em estabelecimentos que proporcionam uma experiência excelente e 69% das pessoas estão dispostas a darem preferência à um estabelecimento, se este oferecer uma boa experiência de compra. Esses três fatores demonstram claramente a necessidade de melhorar a experiência dos clientes.

Separamos aqui algumas tendências para o setor supermercadista que podem melhorar a experiência de compra dos consumidores e aumentar a lucratividade do seu estabelecimento:

  • Proporcionar uma experiência positiva para os consumidores durante a compra é um desafio que envolve vários aspectos, inclusive a arquitetura da loja e seus elementos visuais. O design e a atmosfera da loja têm um impacto significativo na experiência do cliente. Criar uma atmosfera única pode ajudar a tornar seu supermercado um destino atraente para os consumidores. Portanto, é importante ter uma loja bem construída, bonita, bem cuidada, com boa iluminação e ventilação adequada, ou seja, visualmente agradável. Esses elementos podem ser grandes diferenciais para encantar seu público e promover uma experiência de compra agradável e memorável.
  • A Segurança é um fator crucial para garantir que o seu cliente se sinta confortável e tranquilo no seu estabelecimento. Além de investir em sistemas de vigilância e em uma equipe treinada para lidar com emergências, é importante garantir uma boa iluminação e criar um ambiente harmonioso e respeitoso para todos os clientes. Falamos disso em nossas redes no dia 08/05/23 e deixamos várias dicas por lá! Corre lá depois e confira.
  • O Espaço Kids tem sido uma grande sacada de alguns supermercados! Afinal, um estabelecimento que recebe famílias com crianças por proporcionar uma compra mais tranquila aos pais, o que pode ser um diferencial para atrair e fidelizar clientes que buscam comodidade e praticidade. Para isso, é fundamental contar com uma equipe treinada e qualificada para monitorar e entreter os pequenos, além de disponibilizar brinquedos higienizados, promover atividades educativas e muita diversão!
  • Manter um ambiente organizado e limpo também é importante para que o seu cliente tenha uma percepção positiva, pois demonstra o profissionalismo e preocupação com o bem-estar dos consumidores. É fundamental investir na higienização constante do espaço, e garantir uma atmosfera agradável e convidativa. Além disso, a posição dos produtos é uma questão importante pois pode influenciar bastante em suas vendas, colocar os seus produtos de forma estratégica e organizada pode influenciar nas decisões de compra dos seus clientes e facilitar que eles encontrem o que desejam, assim aumentando as vendas do seu estabelecimento.
  • Oferecer uma área de alimentação confortável, é uma estratégia comercial eficaz para agradar e atrair clientes, além de ser um diferencial em relação a concorrência aumentando assim as chances de venda e de lealdade ao seu estabelecimento. Essa área deve ser bem pensada e bem-posicionada e somente deve ser implementada se sua loja tiver um espaço adequado para tal. Neste caso, um estudo de layout é essencial para que se tenha bons resultados e uma assertividade positiva.
  • Lembramos ainda dos posts que fizemos em nossas redes sociais com dicas sobre autoatendimento, delivery ou pontos de retirada, melhor disposição das mercadorias e do layout para otimizar o tempo do cliente, que são mais alguns pontos a serem considerados na hora de pensar na experiência do cliente. Siga nossas redes sociais e não perca nenhuma dica!

É crucial que supermercados e atacarejos invistam em ações e tendências para melhorar a experiência do cliente, a fim de conquistar e fidelizar novos consumidores. No entanto, implementar novas estratégias pode ser um desafio para qualquer empresa do setor.

Por essa razão, recomendamos que você entre em contato com um dos especialistas da MGW para obter a ajuda necessária e adequada nesse processo tão importante.  Nossa equipe está preparada para fornecer orientação e suporte em relação às melhores práticas e soluções personalizadas para ajudar você nesta jornada e a alcançar destaque no mercado supermercadista.

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