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Como garantir que os clientes possam encontrar facilmente os produtos que estão procurando?

Uma experiência de compra positiva está diretamente relacionada à satisfação do cliente e à fidelidade à marca, levando, assim, a uma maior probabilidade dos clientes retornarem ao seu estabelecimento no futuro. Além disso, clientes satisfeitos podem recomendar o supermercado, mercearia ou minimercado para amigos e familiares, o que pode levar a um aumento na sua base de clientes.

Quando os clientes encontram facilmente o que procuram, eles têm uma experiência positiva de compra, pois, economizam tempo e encontram exatamente o que precisam, sem precisar fazer muita pesquisa ou procurar em várias seções.

Algumas pesquisas de satisfação, realizadas pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados – e de forma independente por estabelecimentos do setor, apontam que, quando os clientes não encontram o que procuram ou têm dificuldades para encontrá-los, podem ficar frustrados e insatisfeitos com a experiência de compra, levando a uma experiência negativa e a uma diminuição da fidelidade à marca.

Por isso separamos algumas estratégias que podem ser implementadas para garantir que os clientes encontrem facilmente os produtos que estão procurando em mercearias, minimercados e supermercados:

  • Organize os produtos por seções: Divida a loja em seções claras e bem definidas, de acordo com os tipos de produtos que você vende. Por exemplo, crie uma seção para laticínios, outra para frutas e vegetais, outra para produtos de higiene pessoal, entre outros. Isso tornará mais fácil para os clientes encontrarem o que estão procurando. Pode parecer óbvio, mas em nossa jornada já vimos muitos itens fora de contexto e em seções desconexas.
  • Use placas e sinalização que indiquem claramente o nome e o preço dos produtos, além de informações adicionais, como “sem glúten” ou “orgânico”.
  • Mantenha o estoque organizado e bem abastecido, os corredores limpos e organizados, certificando-se de que os produtos estejam sempre em seus lugares corretos. Além disso, certifique-se de que os produtos estejam bem abastecidos e em quantidades suficientes para atender à demanda dos clientes. Uma das maiores falhas que vemos aqui é encontrarmos uma placa com nome do produto e preço e o mesmo não estar exposto na gôndola.
  • Evite deixar empilhadeiras, escadas ou mesmo paletes ociosos nos corredores. Isso não só atrapalha na visualização dos produtos expostos, mas também a circulação dos clientes nos corredores. Uma simples ação desta pode gerar um considerável prejuízo, além da insatisfação do cliente que não consegue pegar o produto que deseja.
  • Sempre que possível, tenha funcionários disponíveis para ajudar os clientes a encontrar produtos específicos ou a responder perguntas sobre o que está disponível na loja.
  • Invista em tecnologia: Algumas lojas utilizam tecnologia como etiquetas eletrônicas de preços, aplicativos de celular e mapas da loja interativos para ajudar os clientes a encontrar o que procuram. Considere investir em soluções tecnológicas para tornar a experiência do cliente ainda mais fácil e agradável.
  • Contrate uma consultoria especializada em layouts e organização estratégica de supermercados, minimercados e mercearias, para transformar o seu estabelecimento em um ambiente agradável e eficiente.

Nossa equipe de especialistas trabalha com você para criar um Layout de loja personalizado que otimiza o fluxo de tráfego, facilidade na busca por produtos, promovendo uma experiência de compra positiva.

Usamos as melhores práticas do mercado, nossos consultores garantem que suas mercadorias sejam exibidas de maneira atraente e de forma que leve o consumidor comprar itens que não estariam em seus planos quando entraram na loja.

Não perca mais tempo com o layout confuso e desorganizado em seu supermercado, minimercado ou mercearia! Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a criar um estabelecimento que atenda às necessidades dos seus clientes e alavanque suas vendas.

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