Datas comemorativas costumam ser boas para aumentar as vendas. Mesmo em tempos em que a economia anda desafiadora, os lucros do seu estabelecimento poderão aumentar com a adoção de algumas táticas que trouxemos para te ajudar, já que esse Dia das Mães, que esse ano comemorado no dia 14 de maio, promete reaquecer as vendas Brasil afora, e nós vamos dar um empurrãozinho nisso. Como? Compartilhando 3 dicas para você colocar em prática aí no seu supermercado, minimercado ou mercearia!
- Lembre o seu cliente que o Dia das Mães se aproxima! Com isso, pode ser que, se deixarem para última hora, não encontrem o presente que gostariam ou mesmo os produtos desejados para preparar o almoço para esta data tão especial.
Existem diversas formas de se fazer isso, e você poderá escolher aquelas que melhor se adequar ao seu negócio e ao perfil do seu cliente. Mas, separamos algumas para você já se programar desde já:
- Divulgue posts no perfil do supermercado nas redes sociais com antecedência mínima de 30 dias
- Disponibilize na loja e distribua na região, panfletos com promoções, dicas, receitas e sugestões de presentes
- Utilize uma comunicação atraente na rádio interna do seu estabelecimento
- Envie mensagens, promoções, sugestões de pratos e dicas pelo WhatsApp
- Planeje com antecedências as ações mais estratégicas, assim você sairá na frente da concorrência!
Com foco na loja, a comunicação visual é um dos pontos mais importantes. Por isso planeje como será a decoração da sua loja para a data. Você pode utilizar faixas e banners tanto na fachada quanto no interior da loja, mas de maneira harmônica e bem-disposta, tomando cuidado para que elas não atrapalhem a circulação de clientes e a visualização de produtos.
Lembre-se que algumas mudanças no layout do supermercado podem ser necessárias para acomodar as ilhas e a decoração escolhida. É importante manter alguns desses itens em promoção na entrada do estabelecimento, isso ajudará a atrair a atenção do cliente. Entretanto, evite colocar todos os produtos em oferta logo na porta do supermercado, tente distribuí-los pela loja, assim o cliente precisará entrar, andar pelos corredores e acabará comprando mais.
- Potencial das prateleiras
A maneira como as prateleiras são organizadas tem impacto direto no volume de vendas. No entanto, há uma diferença entre apenas “organizar produtos” e “arrumar para o cliente”. Organizar é colocar cada item junto dos seus pares e pronto. Arrumar para o cliente é colocar os mesmos itens de modo que eles atraiam a atenção do consumidor.
E Para fecharmos esse atrigo vai aqui uma dica extra!
Apesar do Dia das Mães ser uma data do varejo utilizada para aumentar o faturamento, você também poderá trabalhar para fidelizar os clientes. Isso pode ser feito através da implementação de algumas estratégias do marketing sensorial.
Essas ações têm como principal objetivo criar uma atmosfera agradável na loja através de estímulos aos cinco sentidos humanos. Quando você consegue fazer isso com sucesso, o cliente se sente mais confortável no seu estabelecimento e consequentemente, não percebe o tempo passar, permanecendo na loja por mais tempo. Além disso, as chances dele lembrar da sua marca aumentam consideravelmente, já que ele associa esses momentos como bons.
Alguns exemplos de marketing sensorial são: degustações, rádio personalizada, iluminação diferenciada em sessões específicas, sinalização de corredores, temperatura da loja, são algumas dentre outras inúmeras opções. Vale lembrar que ter um layout adequado e um bom atendimento são premissas básicas durante todo ano independente da data comemorativa!
Esperamos que este artigo ajude a potencializar as vendas em seu mercado, supermercado, mine mercado ou mercearia! E se precisar de uma consultoria sobre como dar esse start, pode contar com nosso time de consultores! Entre em contato e solicite um orçamento!