Supermercado… Está fazendo pesquisas para iniciar esse empreendimento?
Então, precisamos conversar sobre o layout dele.
Mas, O QUE É ISSO?
O layout em um supermercado é uma organização do design interior, de forma a influenciar as decisões de compra dos consumidores, mantendo-os o maior tempo possível dentro da loja.
Esse layout precisa ter uma visão comercial e uma operacional na sua organização. Em um supermercado é importante que o reabastecimento de mercadorias possa ser feito em alguns momentos durante o dia. Para isso, o layout tem que permitir a circulação dos repositores e dos clientes ao mesmo tempo.
Pensando no seu cliente, precisamos analisar, SEMPRE, o nível de percepção que ele terá dos itens de compra.
Quando uma pessoa está diante de uma gôndola, por exemplo, ela tem 5 níveis de visão e percepção sobre os produtos. Esses níveis são:
- Acima da cabeça;
- Na altura dos olhos: recebem 35% mais atenção do que os colocados abaixo, entre 1,2m e 1,5m;
- Linha da cintura 0,9 a 1,2;
- Abaixo da cintura;
- Chão.
Esses cinco níveis devem ser levados em consideração na hora de organizar os produtos nas gôndolas. O nível de maior prestígio, ou de mais visibilidade, é o nível na altura dos olhos. Esse é o nível reservado para os produtos de maior margem ou os mais caros. Se colocar os mais caros, o ticket médio vai ser otimizado, já se colocar os de maior margem é a lucratividade que vai ser favorecida.
O nível acima da cabeça fica fora do campo de visão do consumidor e também em um local de mais difícil acesso visual. É mais fácil o consumidor baixar os olhos e ver o que está na linha da cintura, do que levantar e buscar algo acima da cabeça. Dessa forma, esse lugar pode ser reservado para produtos de menor interesse e giro.
Na altura da cintura é interessante colocar produtos que tenham grande procura. Essa área ainda é de fácil visualização e, com certeza, o consumidor vai desviar o olhar para encontrar os produtos mais procurados.
O nível linha abaixo da cintura é um local de baixa visibilidade por não estar mais no campo visual do consumidor. Esse local pode ser reservado para a alocação dos produtos mais baratos e que tenham grande circulação.
Enquanto a linha do chão deve ser reservada para produtos mais pesados e que poderiam trazer problemas se armazenados em uma altura maior. São produtos que demandam maior esforço para tirar do chão.
Então, essa organização geral dos produtos na gôndola busca otimizar o ticket médio do supermercado.