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LAYOUT DE SUPERMERCADO: CLASSIFICAÇÃO DE SUA LOJA

Continuando a saga do novo layout de seu supermercado por aqui?

No último post, te contamos sobre o nível de percepção de seus clientes. (Não viu? Calma! Clica aqui e confira!).

Mas, você sabia que a classificação do seu estabelecimento pode ser o diferencial para a escolha do tipo de layout?

Continue lendo para entender um pouco mais!

Atualmente, é muito comum ouvirmos nomes como mercearia, loja de conveniência, supermercado, hipermercado, atacado etc.

Mas, O QUE ESSES NOMES SIGNIFICAM?

Há uma classificação dos tipos de estabelecimentos de varejo majoritariamente alimentícios que, apesar de não ser algo rígido e fechado, é importante na hora de entender os que têm mais chances de funcionar em termos de layout para cada um deles.

Formato da loja Área (m²) Número de itens Seções
Minimercado 50-100 1000 Mercearia, frios, laticínios
Loja de conveniência 50-250 1000 Mercearia, frios, laticínios e lanches
Supermercado compacto 300-700 4000 Mercearia, hortifruti, carnes, aves, frios, laticínios
Supermercado convencional 700-2500 9000 Mercearia, hortifrúti, carnes, aves, frios, laticínios, padaria, têxtil, eletrônicos
Hipermercado 7000-16000 45000 Mercearia, hortifrúti, carnes, aves, frios, laticínios, padaria, têxtil, eletrônicos

Fonte: Datasales

Essa é uma classificação bastante técnica usada por alguns autores quando falamos em classificação de lojas. Mas, aqui, é importante que a gente deixe bem claro que, na hora de planejar o layout da loja, é importante levar diversos outros fatores em consideração.

Por exemplo, mesmo que a uma loja não tenha 300 metros quadrados pode ser muito válido ela ter uma seção de hortifrútis, pois isso vai ajudar a aumentar tanto o fluxo de pessoas dentro da loja, quanto a margem de lucro.

E COMO DEFINIR ISSO?

Uma loja pode ser composta por diversos setores ou departamentos. Dentre os principais setores, temos:

  • Frios e laticínios;
  • Açougue;
  • Hortifrúti;
  • Rotisserie e padaria;
  • Higiene e Limpeza;
  • Adega e bebidas;
  • Mercearia;
  • Têxtil;
  • Eletrônicos.

Considerando a diversidade de seções, é importante levar alguns fatores em consideração na hora de definir quais vão estar presentes no supermercado.

Alguns dos fatores a serem considerados são:

  • Qual é o objetivo e o posicionamento da loja (Se ela está posicionada como uma loja de comidas vegetariana, um açougue pode não fazer sentido);
  • Qual é o espaço disponível;
  • Qual é o tipo de público-alvo (Classe social, o que eles mais consomem etc.);
  • O que a concorrência está oferecendo;
  • Qual é o tamanho do investimento e a expectativa de faturamento por metro quadrado etc.

Esses são alguns dos fatores que precisam ser levados em consideração na hora de definir os departamentos, ou setores do supermercado.

Quer entender o que é ideal para o SEU negócio?

Entre em contato agora mesmo e vamos analisar juntos!

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