O Cross Merchandising é uma estratégia de exposição comercial que visa otimizar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas através da combinação cuidadosa e estratégica de diferentes produtos relacionados ou complementares em um mesmo espaço de varejo. Esses produtos podem estar relacionados por sua função, uso conjunto, ocasião de uso ou até mesmo pela associação de marca. Essa abordagem não apenas cria um ambiente mais atrativo para os clientes, mas também pode aumentar significativamente a visibilidade e o alcance dos produtos, além de melhorar a percepção da marca e a fidelidade do cliente.
Como Fazer o Cross Merchandising:
Para executar com sucesso o Cross Merchandising no mês das crianças, os varejistas devem considerar vários aspectos:
- Compreender o perfil e os hábitos de compra dos clientes é fundamental, pois isso ajuda a identificar quais produtos são mais propensos a serem comprados em conjunto e a criar arranjos atraentes. Falar com os pais e atrair a atenção das crianças com combos promocionais são ótimas estratégias para elevar as vendas por cliente e com isso, impulsionar as receitas nesse período.
- Escolher produtos que se complementem ou tenham a mesma função. Por exemplo, colocar produtos de cuidados infantis ao lado de brinquedos, produtos pedagógicos ou guloseimas.
- Colocar os produtos de forma que fiquem visíveis e acessíveis para os clientes. Displays atraentes, divertidos e criativos podem chamar a atenção e estimular as compras.
- Conectar produtos de uma mesma marca ou linha, facilitando a identificação dos produtos relacionados.
- Criar estações temáticas como área de recreação infantil com monitores, brinquedos como cama elástica ou pula-pula no estacionamento e ainda oferecer na semana do dia das crianças pipoca e algodão doce, também podem ajudar a atrair a atenção do público.
Benefícios do Cross Merchandising nas campanhas sazonais:
O Cross Merchandising oferece várias vantagens para o seu estabelecimento não só no cotidiano mas também nas campanhas sazonais, tais como:
- Melhor percepção do cliente para os produtos ligados à campanha, neste caso, os brinquedos, que podem ter uma posição de destaque ou estarem estrategicamente posicionados nos corredores de produtos complementares.
- Despertar do desejo das crianças por àquele item que, se estivesse apenas na sua sessão, talvez não fosse visto.
Dedique um período para arranjar o cronograma destinado à reestruturação do ambiente do seu estabelecimento para que no mês de outubro já esteja tudo pronto, com o intuito de proporcionar um apelo mais cativante, alegre, agradável e que encante pais e suas crianças.
Aproveite também para posicionar os itens de maneira estratégica, oferte produtos com brindes visando melhorar a sua visibilidade e impactar positivamente nas escolhas de compra dos seus clientes.
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