Abrimos o mês em nossas redes sociais falando sobre um assunto que requer muita atenção: o desperdício de alimentos de hortifruti.
Em um país onde, milhares de pessoas estão abaixo do nível da pobreza, e a fome é uma cruel realidade estampada por tantas ruas, não podemos mais fechar os olhos para o desperdício de alimentos.
No Brasil, as perdas no processo de comercialização de frutas e hortaliças superam 30% da produção total, enquanto em outros países o descarte não ultrapassa 10%.
Cada supermercado, minimercado ou mercearia, pode adotar estratégias adicionais com base em suas necessidades e recursos disponíveis.
Para isso é preciso pensar em mecanismos para adequar o layout e às vezes repensar até mesmo o posicionamento das frutas e verduras para um local mais fresco e arejado. É preciso ainda tomar cuidado quanto ao ar-condicionado e a intensidade da iluminação, que podem ocasionar a deterioração e mudança de características dos vegetais.
Além disso, também é necessário adotar práticas que podem ajudar nesse processo!
Ao receber novos lotes de hortifrúti, certifique-se de colocar os itens mais antigos na frente, para que sejam vendidos primeiro. Essa prática de rotação garante que os produtos sejam consumidos antes que estraguem.
Quando perceber que alguns produtos estão próximos do vencimento, ou mais maduros, é possível aplicar descontos e criar promoções para incentivar os clientes a comprá-los antes que estejam sem condições de consumo.
É importante ainda pensar em um sistema de logística eficiente que possa reduzir o tempo de transporte e manipulação dos produtos da horta, minimizando as chances de danos e deterioração durante o processo.
Podemos destacar algumas das vantagens de implementar estratégias para reduzir o desperdício de alimentos e produtos em seu supermercado. Além de promover a diminuição de gastos e a otimização do lucro, essas ações trazem benefícios adicionais.
Uma das vantagens é a melhora da imagem do seu estabelecimento. Ao implementar políticas que reduzem o desperdício, o supermercado, minimercado ou mercearia, ganha reputação de cuidar do meio ambiente e de ter responsabilidade social, fortalecendo sua imagem junto aos clientes.
Tais medidas ainda contribuem significativamente para a captação e fidelização da clientela. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e sociais, valorizando estabelecimentos que demonstram compromisso com a sustentabilidade. Ao investir em estratégias que incorporam a tecnologia ao varejo, é possível otimizar ainda mais esses resultados.
Portanto, não apenas os aspectos financeiros são beneficiados, mas também a reputação do estabelecimento e o relacionamento com os clientes. Ao adotar práticas para reduzir o desperdício, você estará alinhado com as expectativas do mercado atual, demonstrando compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social.
É tempo de nutrir corações e estômagos, ressignificar valores e construir um país onde todos tenham a consciência e se empenhem para combater a fome, começando pela diminuição do desperdício de tantos alimentos.
Se precisar da nossa ajuda na reestruturação do Layout para otimizar os setores e reduzir o desperdício é só entrar em contato através de um dos nossos canais de comunicação. Nós da MGW nos importamos e queremos ajudar cada vez mais no combate ao desperdício.
Faça a diferença! Não importa se você tem um supermercado, minimercado ou mercearia, comece hoje mesmo a rever o desperdício! Vamos Juntos?